Saúde ao seu Alcance


7 dicas para prevenir a Diabetes

Postado dia 14/03/2018

Você pode prevenir a Diabetes, entendendo seu risco e fazendo mudanças em seu estilo de vida. Os fatores de risco conhecidos incluem aumento de peso, pressão arterial, colesterol e triglicerídeos (gorduras no sangue). Alterar os hábitos adquiridos por toda a vida não é fácil, mas vale a pena o esforço. Abaixo algumas dicas para ajudá-lo a reduzir seu risco de Diabetes.

Verifique o risco de diabetes.

Realize exames periódicos para verificar a possibilidade de você ser elegível para ter a doença. Caso já tenha pré-disposição, é preciso se atentar para não desenvolver condutas que aumentem o risco de adquirir a doença.  

Gerencie seu peso.

O excesso de gordura corporal, especialmente se armazenado em volta do abdômen, pode aumentar a resistência do organismo à insulina hormonal. Isso pode levar à Diabetes.

Exercite-se regularmente.

A atividade física moderada na maioria dos dias da semana ajuda a gerenciar o peso, reduzir os níveis de glicose no sangue e melhorar a pressão arterial e o colesterol.

Coma uma dieta equilibrada e saudável.

Reduza a quantidade de gordura em sua dieta. Coma mais frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras. Diminua o sal.

Limite a ingestão de álcool.

Muito álcool pode levar ao aumento de peso e pode aumentar a sua pressão arterial e os níveis de triglicerídeos.

Parar de fumar.

Os fumantes são duas vezes mais propensos a desenvolver diabetes que não fumantes.

Controle sua pressão arterial

 A maioria das pessoas pode fazer isso com exercícios regulares, uma dieta equilibrada e mantendo um peso saudável. Em alguns casos, você pode precisar de medicamentos prescritos pelo seu médico.

Reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Diabetes e doenças cardiovasculares têm muitos fatores de risco em comum, incluindo obesidade e falta de atividade física.

Consulte o seu médico para exames regulares.

À medida que envelhece, é uma boa ideia verificar regularmente seu nível de açúcar no sangue (glicemia), pressão arterial e níveis de colesterol no sangue.

Voltar para Home Ver todos