Saúde ao seu Alcance


3 razões para incluir vegetais em sua dieta

Postado dia 14/03/2018

Pode parecer óbvio, mas a inclusão de vegetais em sua dieta diária alimentar pode trazer uma série de benefícios para sua saúde.

A inclusão de vegetais em sua dieta irá te manter saudável, e se desejar perder peso, a mudança na alimentação é essencial.

Vegetais possuem os minerais e vitaminas que seu corpo precisa para funcionar bem e também são ricos em antioxidantes. Esses antioxidantes o protegem de doenças cardíacas e do câncer.

Abaixo, elencamos três bons motivos para você mudar a sua alimentação:

Fonte de fibras

Os vegetais são uma excelente fonte de fibra, o que é bom para a digestão saudável. Eles também ajudam na redução de seu colesterol. Comer vegetais irá mantê-lo saciado, ajudando-o a reduzir a sua vontade de comer “besteira” fora de hora. Automaticamente isso irá, por sua vez, ajudá-lo na perda de peso.

Vitaminas e minerais

Você deve incluir vegetais em sua dieta porque eles fornecem muitos micronutrientes, que são nutrientes necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas. Fazem parte desse grupo: as vitaminas e os minerais. Eles são fundamentais para sua saúde, incluindo: potássio, o que ajuda na manutenção de uma pressão sanguínea saudável; cálcio, que é importante para as mulheres grávidas; vitamina A, excelente para os olhos; e vitamina C, que ajuda na absorção de ferro.

Baixo em gorduras e calorias

Como frutas e vegetais são baixos em gorduras e calorias, eles ajudam na manutenção de um peso saudável.

Por exemplo, se você consumir 400 calorias de alimentos que possuam óleo, não o deixará saciado - você ficará com mais fome. Mas se você preencher o estômago com 400 calorias de vegetais, seu estômago ficará repleto de alimentos ricos em nutrientes, deixando pouco espaço para que outros alimentos sejam consumidos e com a sensação de saciedade. Por isso que é importante consumir vegetais para o controle de peso e como parte de uma dieta saudável.

Você pode comer seus vegetais crus, cozidos, congelados ou enlatados. No entanto, é melhor comê-los frescos (ex: saladas), pois conservam sua composição nutricional. É realmente importante manter sua dieta variada e incluir o máximo de cores quanto possível. Quanto mais cores você tiver em prato, melhor. Misture-o, pois cada cor lhe dará um nutriente diferente.

Coma pelo menos 5 a 7 porções de legumes frescos todos os dias. Traga variedade na escolha de vegetais em sua dieta diária. Os vegetais de cor amarela e laranja são ricos em vitamina A, enquanto os vegetais verdes escuros são uma boa fonte de minerais e flavonoides.

Nos mercados, no entanto, sempre compre pequenas quantidades para que elas sejam consumidas dentro de um a dois dias. Não adianta comer vegetais impróprios. Quanto mais antigos, menos nutrientes esses possuem. Algumas dicas para o momento da compra de vegetais:

  • Compre vegetais que apresentem aspecto fresco, cor brilhante e sabor, e sinta que estão pesados ​​em suas mãos.

 

  • Procure cuidadosamente manchas, fungos e sinais de inseticida. Compre legumes inteiros em vez de pedaço deles (por exemplo, abóbora).

Os vegetais são muito importantes para uma alimentação saudável, pois eles possuem uma série de nutrientes que são fundamentais para a saúde das pessoas.

Voltar para Home Ver todos