Saúde ao seu Alcance


6 dicas para cuidar dos olhos

Postado dia 31/08/2018

Engana-se quem pensa que só que usa óculos ou lentes de contato precisa cuidar da saúde dos olhos. Alguns hábitos como coçar os olhos, por exemplo, pode causar uma série de doenças e infecções que podem, inclusive, levar à cegueira. Para manter a saúde dos seus olhos em dia, fique atento às dicas abaixo.

1 - Evite levar mãos e toalhas aos olhos

Mesmo as mãos recém-lavadas podem carregar bactérias e impurezas aos olhos, assim como toalhas de pano. Se você usa lentes de contato, por exemplo, lave e seque bem as mãos antes de colocar e retirar as lentes. Mas se você não usa, utilize toalhas de papel sempre que lavar o rosto, para evitar problemas.

2 - Utilize óculos de sol de boa procedência

Assim como a sua pele, os seus olhos são sensíveis aos raios ultravioleta do sol. Portanto, em situações de exposição prolongada à luz solar, é imprescindível o uso de óculos de sol para proteger a visão. Mas evite produtos falsificados ou de procedência duvidosa. Além de não proteger, eles podem deixar seus olhos mais vulneráveis.

3 - Não use colírio sem prescrição médica

Mesmo em tempos mais secos, o ideal é consultar um médico oftalmologista antes de comprar um colírio. Isso porque existem colírios com diferentes funções - os lubrificantes, os adstringentes, os vasoconstritores e por aí vai. Usando colírio por conta você pode prejudicar a sua visão. Caso sinta que seus olhos estão mais secos, beba mais água e lave a região com soro fisiológico.

4 - Dê um tempo nas telas

No mundo hiperconectado em que vivemos é comum estar com os olhos constantemente grudados a uma tela. Para proteger a saúde dos seus olhos, procure dar intervalos de 5 a 10 minutos a cada hora de trabalho. E nas horas de descanso, dê uma pausa também no uso de celulares, tablets e televisão.

5 - Atenção à alimentação e à prática de esportes

Alimentos ricos em vitamina C, luteína e ômega 3 são excelentes para a saúde dos olhos, assim como a prática de exercícios físicos, principalmente os realizados ao ar livre. Uma rotina saudável ajuda a manter o foco e a relaxar a musculatura ocular que fica constantemente contraída quando estamos utilizando computadores, celulares ou tablets.

6 - Visite regularmente seu oftalmologista

Quem necessita de algum tipo de correção ocular já tem esse hábito de visitar o médico pelo menos uma vez ao ano, mas é importante que todas as pessoas, principalmente as que têm mais de 40 anos, adotem essa rotina. Dores de cabeça e fadigas não identificadas comumente estão ligadas a condições oculares não diagnosticadas. Além disso, a visita de rotina pode prevenir doenças como a catarata ou o glaucoma.

Voltar para Home Ver todos