Saúde ao seu Alcance


Previna-se contra a micose de pele

Postado dia 13/09/2018

A micose é uma doença de pele causada pela proliferação de fungos, principalmente em ambientes úmidos e quentes. É muito comum que ela se manifeste em regiões como pés, virilha, axilas e couro cabeludo, áreas que estão mais propensas a ficar abafadas em períodos mais quentes. Também é possível ter micose nas unhas. A contaminação pode se dar por meio de contato com feridas de outra pessoa (ou de um animal doméstico) ou com o uso de objetos contaminados.

Aqui vão algumas dicas para que você se previna contra a condição:

1 - Não ande descalço em ambientes molhados.

Piscinas, lava-pés, saunas e academias são os ambientes mais propícios para a proliferação de micoses. Por isso, sempre que possível, utilize chinelos ao transitar por esses lugares.

2 - Não compartilhe objetos de uso pessoal.

Toalha de banho, biquínis, sungas, chinelos, pentes e escovas de cabelo, chapéus e meias são itens de uso pessoal. Não compartilhe.

3 - Seque bem entre as articulações (dobras).

Ao sair do banho, seque bem entre os dedos dos pés e das mãos, axilas, virilha e joelhos. Essas são as regiões mais vulneráveis à micose por causa da umidade.

4 - Evite usar o mesmo sapato por dois dias seguidos.

Principalmente em dias quentes, os pés tendem a suar muito. Os microrganismos são capazes de se proliferar dentro do sapato recém-usado, principalmente se não houve um tempo para arejá-lo depois do uso. Além de evitar o uso do mesmo sapato, outra boa dica é não utilizar as mesmas meias por dois dias seguidos.

5 - Evite roupas de tecidos sintéticos.

Os tecidos naturais como algodão e seda auxiliam no processo de transpiração da pele e evitam o abafamento.

6 - Leve o seu próprio alicate de unhas quando for ao salão.

Embora muitos salões utilizem autoclave para esterilização dos objetos, é sempre melhor se prevenir do que remediar, o equipamento pode não ter sido bem higienizado.

Voltar para Home Ver todos