Saúde ao seu Alcance


Por que tomar multivitamínicos?

Postado dia 21/08/2018

O organismo recebe a maior parte de seus nutrientes por meio da alimentação, regulação do sono e exposição à luz solar. Há alguns anos, porém, a medicina observou uma crescente deficiência de vitaminas em parte da população que poderia variar de acordo com a localização, faixa etária e estilo de vida. E assim surgiram os compostos multivitamínicos.

Tempos depois, atletas profissionais e amadores perceberam que fazer suplementação vitamínica auxiliava também no alcance de seus objetivos: muitos apresentaram melhora na performance e maior desenvolvimento muscular. E assim surgiu um novo mercado para os multivitamínicos: a suplementação esportiva.

Entenda abaixo quais são as indicações dos multivitamínicos e quem deve adotar a suplementação:

Quem deve tomar multivitamínicos?

Já foi comprovado que mulheres grávidas se beneficiam da suplementação de ácido fólico durante o período de gestação. Outro grupo que tem reais benefícios com o uso de multivitamínicos são os pacientes que sofrem de deficiência de absorção de vitaminas B e E, seja por conta de doenças hepáticas, intestinais ou realização de cirurgia bariátrica. Idosos também podem se beneficiar de compostos vitamínicos.

Atualmente discute-se muito sobre a reposição de vitamina D. Em países nórdicos, com invernos longos e escuros, como a Finlândia, por exemplo, que chega a ter apenas 4 horas de luz solar diária nos períodos mais frios, a suplementação de vitamina D se mostrou eficaz em proteger e fortalecer o sistema ósseo. No Brasil, porém, a reposição do nutriente é amplamente debatida, mas sem nenhuma literatura conclusiva.

Por que atletas fazem suplementação?

Em qualquer academia é muito comum encontrarmos atletas profissionais ou amadores que fazem uso de suplementos alimentares e compostos multivitamínicos. Embora muitos desses atletas tenham acompanhamento médico e nutricional, que recomende o uso desses suplementos, não é incomum encontrar pessoas que tomam suplementos por conta própria. O boca a boca, nesses casos, é o principal responsável pela popularidade desses produtos para o público que pratica esportes.

As principais razões pelas quais atletas buscam suplementação alimentar ou vitamínica é a recuperação muscular, o aumento de massa magra, a melhora na performance e as dietas altamente restritivas, que podem comprometer a ingestão e absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Devo tomar multivitamínicos?

É sempre importante lembrar que mesmo os suplementos alimentares e multivitamínicos são medicamentos e, portanto, não devem ser utilizados sem o acompanhamento de um profissional de saúde responsável. Caso você deseje tomar multivitamínicos, o ideal é procurar uma junta médica composta por endocrinologista, neurologista, dermatologista e nutrólogo, que são os profissionais responsáveis por entender as razões pelas quais você talvez precise fazer uso desses compostos.

Após uma avaliação completa de seu quadro clínico, os especialistas indicarão quais nutrientes são necessários suplementar, para que você alcance seus objetivos - sejam eles, estéticos, físicos ou emocionais. Não utilize suplementos sem acompanhamento, apenas por indicação de colegas ou familiares, e fuja de produtos que não possuem regulamentação específica no Brasil. Dessa forma, caso você apresente reações adversas, será mais fácil identificar as causas e tratá-las.    

Voltar para Home Ver todos