Saúde ao seu Alcance


Por que ficamos irritados quando sentimos fome?

Postado dia 26/07/2018

Fadiga, irritabilidade, vontade de chorar e estresse extremo. Parecem sintomas de TPM, mas esses são apenas alguns resultados de começar uma nova dieta, principalmente se essa dieta tiver privação de carboidratos. Mas mesmo quando não se está fazendo nenhum tipo de regime, conforme a fome vai aumentando, vamos chegando mais próximos de nossas raízes mais primitivas e passamos a agir de modo mais reativo e, por que não, agressivo.

A relação da fome com os sentimentos de irritação e raiva é estudada há muitos anos. Mas, de acordo com esse texto da BBC, essa relação é frequentemente mais apontada em mulheres do que em homens. O que levanta a questão: os homens estão imunes a essa sensação? Não. O cérebro libera substâncias chamadas neuropeptídeos, que são responsáveis por indicar ao organismo que estamos com fome. Essa mesma substância é liberada pelo cérebro para o organismo em situação de estresse intenso. Por isso, quando estamos com fome nos sentimos sob o mesmo efeito de uma situação de estresse intenso.

Segundo a professora de nutrição e dietética do King’s College London, Sophie Medlin, os homens estão mais propensos a agir de maneira instintiva e agressiva quando estão com fome do que as mulheres. Porém, os homens têm mais receptores naturais para os neuropeptídeos do que as mulheres e, quando combinada com estrogênio, o hormônio se torna mais instável. Por isso que quando as mulheres estão irritadas por causa da fome elas se sentem como se estivessem na TPM. A fase do ciclo menstrual também influi nessa situação.

 

Como evitar essa irritação comum da fome?

A pesquisadora indica para prestar atenção na alimentação e não evitar o consumo de carboidratos, principalmente os salgados, que elevam os níveis de açúcar no sangue. Dê preferência aos legumes ricos em carboidratos como batata, mandioca ou abóbora. Além de fornecerem picos de energia e diminuírem a sensação de irritação, eles são capazes de prolongar a sensação de saciedade e bem-estar quando preparados com poucas gorduras.

Voltar para Home Ver todos