Saúde ao seu Alcance


O que é sinusite?

Postado dia 30/05/2018

Sinusite é uma condição que descreve a inflamação e inchaço do revestimento de pequenas cavidades dos ossos do rosto chamadas de seios da face. Isso geralmente resulta de um vírus, bactéria ou fungo, o que causa uma infecção destas cavidades nasais, que estão localizadas nas regiões das “maçãs” do rosto e na testa.

 

Os sintomas de sinusite podem incluir congestão nasal, coriza, dor no rosto, febre e dor de cabeça. As condições que aumentam o risco de sinusite incluem o resfriado comum, febre e outras alergias, pólipos nasais e fibrose cística.

 

A inflamação dos seios da face também pode ser agravada pelo fumo e mudanças no clima que envolva variação na pressão atmosférica.

 Tipos de sinusite

Existem três tipos diferentes de sinusite, incluindo:

Sinusite aguda: tem início súbito de sintomas semelhantes aos do resfriado, como nariz escorrendo, nariz entupido e dor facial que normalmente não dura mais de uma semana, mas podendo durar mais tempo.

Sinusite crônica: condição em que os sintomas de inflamação sinusal podem ter duração superior a 12 semanas. Também conhecida como rinossinusite crônica.

Sinusite recorrente: vários ataques dentro de um ano.

 

Quem fica com sinusite?

 

Milhões de pessoas têm pelo menos um episódio de sinusite a cada ano. Condições que resultam em um risco aumentado de infecção, como deficiências imunológicas ou uso de medicamentos que suprimem o sistema imunológico.

 

Em crianças, os fatores ambientais comuns que contribuem para a sinusite incluem alergias, doenças de outras crianças na creche ou na escola, tomar mamadeira enquanto estão deitados de costas e fumar no ambiente onde elas estão.

Em adultos, os fatores que contribuem mais frequentemente são infecções por fumo e vírus, apenas ocasionalmente infecções bacterianas causam sinusite. Poluição, alergias e até um dente infectado podem levar à sinusite.

Se os seus seios faciais estiverem inflamados, a viagem aérea pode ser dolorosa. Durante um voo, a pressão do ar na cabine muda e a pressão em nossos seios da face deve mudar para acompanhá-lo. No entanto, se estiverem bloqueados ou inflamados, este processo é impedido e a pressão desigual pode causar dor.

Cuide da sua respiração, visitando regularmente um otorrinolaringologista e evitando deixar que a doença seja algo recorrente em sua vida.

Voltar para Home Ver todos