Saúde ao seu Alcance


O que causa o torcicolo?

Postado dia 25/10/2018

Muitas pessoas acreditam que o torcicolo é uma condição ligada à saúde da coluna. Embora ele afete a região cervical, o torcicolo pode ser resultado de espasmos musculares na região do pescoço, que podem acarretar em redução da mobilidade da cabeça. Normalmente ele afeta um dos lados da musculatura, mas pode atingir simultaneamente ambos os lados, dificultando qualquer movimento da cabeça.

 

Como acontece o torcicolo?

 

A condição ocorre principalmente por conta de problemas de postura. É mais comum que ele ocorra pela manhã, por postura inadequada ao dormir, principalmente se a pessoa não utilizou um travesseiro apropriado para a sua posição de sono. Porém, é possível também desencadear a lesão, por má postura ao trabalhar na frente do computador com a tela muito acima ou abaixo da linha dos olhos, dirigir por tempo prolongado ou mesmo a prática de exercícios físicos feitos de forma inadequada.

 

Ocorre também de alguns bebês nascerem com torcicolo e não conseguirem mexer a cabeça para um dos lados. Essa condição, conhecida como torcicolo congênito, não apresenta dor, porém deve ser observada e tratada para que a criança cresça com a mobilidade normal da região cervical.

 

Como tratar o torcicolo?

 

A rigidez da musculatura costuma durar em média até três dias e os cuidados básicos envolvem o uso de compressas quentes e massagens leves, para reduzir a tensão muscular. Porém, se o paciente apresentar outros sintomas, é importante procurar um médico. Em muitos casos o torcicolo também pode indicar uma má interação do organismo com alguns tipos de medicamento ou mesmo alterações da coluna e da região da face e mandíbula (incluindo o modo de morder).

 

O uso de relaxantes musculares pode ser indicado em muitos casos, mas não deve ser feito de forma indiscriminada e sem o devido acompanhamento médico. Também é indicado, em alguns casos, que se faça uso do colete cervical a fim de manter a postura mais ereta e, assim, prevenir a dor.

 

Voltar para Home Ver todos