Saúde ao seu Alcance


O que causa o surto de piolhos?

Postado dia 06/09/2018

questões de higiene. Tempos depois descobriu-se que os parasitas preferem cabelos limpos. Algumas pessoas acreditam que eles só atacam crianças. Mas isso também é um mito. Também era comum que o principal tratamento contra infestação de piolhos fosse raspar completamente a cabeça. Essa solução não é, nem de longe, a mais eficaz da atualidade.

 

Quais são as principais diferenças entre piolhos, ninfas e lêndeas?

Os piolhos são insetos que medem entre 2 e 3 milímetros, que se alimentam de sangue. Cada piolho pode viver até 30 dias em um hospedeiro ou 24 horas fora dele. As lêndeas são os ovos botados pelos piolhos adultos, para o nascimento de novos insetos. Cada piolho pode botar até 150 ovos durante toda a sua vida. Por fim, as ninfas, menos conhecidas de nome, são os piolhos novos, ou seja, aqueles que brotaram das lêndeas e ainda não se desenvolveram completamente. O piolho adulto tem cor marrom-avermelhada e as ninfas são acinzentadas. Já as lêndeas são pouco visíveis a olho nu, enquanto estão grudadas no couro cabeludo, porque costumam ter a cor dos cabelos. Depois que as ninfas saem dos ovos e as lêndeas desgrudam do couro cabeludo, elas são esbranquiçadas como caspas.

Por que crianças pegam mais piolho que adultos?

Diferente das pulgas que conseguem pular até 2 metros, os piolhos são transmitidos exclusivamente por contato. As crianças estão mais próximas e comumente emprestam itens como pentes, prendedores de cabelo, bonés, toucas e roupas umas para as outras com mais frequência que os adultos. Assim, se uma criança que não tem piolhos utiliza esses itens de outra que tenha, as chances de contaminação são grandes.

Outro fator pelos quais as crianças estão, por assim dizer, mais susceptíveis à contaminação, é o fato de não serem tão sensíveis às picadas do piolho como são os adultos. Ao picar, o piolho injeta um tipo de veneno que evita que o sangue na região coagule, para que ele possa se alimentar daquela região. Esse veneno também faz a cabeça coçar.

Qual é o tratamento adequado?

Embora existam tratamentos caseiros como a aplicação do vinagre, os xampus especiais ou cremes para a eliminação de piolhos e lêndeas são, sem dúvida, os métodos mais eficazes para a eliminação definitiva do problema. Recomenda-se que sejam feitas duas aplicações do medicamento, com intervalo de sete dias entre uma e outra. É de vital importância o uso de um pente-fino para a extração dos piolhos e lêndeas.

É possível ter piolhos em outras partes do corpo?

Sim, mas não são os mesmos tipos de piolho. Os piolhos que atacam o couro cabeludo são visíveis a olho nu, enquanto que os piolhos que atacam barba, axilas e pelos pubianos, dificilmente são perceptíveis, exceto quando acabaram de se alimentar. Esses, também, são transmitidos exclusivamente por contato corpo a corpo, pois não sobrevivem em tecidos ou superfícies lisas. O tratamento indicado, porém, é o mesmo: uso de xampu ou loção antipediculose.

É preciso ir ao médico em caso de piolhos?

Não. Os insetos são visíveis a olho nu e os produtos para tratamento de piolho são vendidos sem prescrição médica, fazendo com que não haja necessidade para uma visita ao médico.

Voltar para Home Ver todos