Saúde ao seu Alcance


Mitos e verdades sobre a gripe

Postado dia 04/06/2018

Com a chegada do outono e das temperaturas mais amenas, é comum que muitas pessoas sofram de doenças respiratórias virais, bacterianas ou alérgicas. Embora essas contaminações sejam diferentes entre si, todas podem ser – e muitas vezes são – confundidas com a gripe.

Entenda de uma vez por todas as características da principal doença relacionada ao frio e saiba cuidar corretamente dela.

Gripe e resfriado são a mesma coisa?

Coriza, congestão nasal, espirros e dor de garganta. Esses são os sintomas comuns de ambas as doenças. E, embora ambas sejam causadas por vírus que se propagam pelo ar, elas têm diferenças básicas entre si: a gripe, causada por vírus da família Influenza, provoca também febre, dores nas articulações e diminuição da disposição física.

Já o resfriado é causado por mais de 200 vírus diferentes, sendo os mais comuns: os rinovírus e o vírus sincicial respiratório (VSR). Apesar de causar a congestão respiratória, o resfriado não costuma apresentar febre e nem mudanças na disposição física ou no sono.

É mais comum pegar gripe no frio?

Sim, mas a razão para isso não tem muito a ver com as baixas temperaturas. Como a gripe é uma doença viral, sua propagação é pelo ar. O tempo mais frio, porém, é mais seco e faz com que as pessoas mantenham os ambientes fechados, o que aumenta a contaminação com todos respirando o mesmo "ar não renovado”.

Outro fator que torna a doença mais comum durante as estações mais frias é a desaceleração do sistema imunológico, que torna o organismo mais vulnerável à contração de diversas doenças, não apenas as respiratórias.

Vitamina C ajuda a prevenir a gripe?

Apesar de rica em antioxidantes e agentes que fortalecem o sistema imunológico, a vitamina C por si só não auxilia sozinha na prevenção de gripes e resfriados. O nutriente funciona melhor no organismo se consumido in natura e aliado a com outras fontes de nutrientes como a vitamina A, a vitamina E, e o zinco.

Agora você já sabe: para prevenir gripes e resfriados, o primeiro passo é evitar ambientes totalmente fechados por conta das temperaturas mais baixas, manter-se hidratado e consumir alimentos que fortaleçam o sistema imunológico.

Voltar para Home Ver todos