Saúde ao seu Alcance


A diferença entre perder peso e emagrecer

Postado dia 07/06/2018

Os quilinhos a mais na balança incomodam homens e mulheres em diferentes momentos da vida. O bombardeio diário de imagens e informações sobre padrões físicos causam muito desconforto a quem está acima do peso considerado ideal e não faltam dicas para perder peso de forma acelerada. Mas você sabia que perder peso e emagrecer são coisas diferentes? Confira a seguir:

O que é perder peso?

Quando começamos uma dieta nova, ficamos ansiosos para ver os dígitos diminuindo na balança. A perda de peso é a diminuição total de quilos do corpo. Essa diminuição não indica, necessariamente, o emagrecimento, uma vez que o organismo é composto por ossos, órgãos, músculos, gordura, pele e água.

A redução de peso, portanto, pode indicar que o corpo perdeu tanto gordura quanto líquidos ou massa muscular.

E emagrecer, o que é?

O processo de emagrecimento, porém, indica exclusivamente que o corpo diminuiu em percentual de gordura. E ele pode acontecer mesmo que a pessoa não veja diferença nos ponteiros da balança.

Isso ocorre porque um quilo de gordura ocupa mais espaço no corpo que um quilo de músculo. Então, durante o processo de emagrecimento, é comum que haja mais redução de medidas do que de peso.

É possível emagrecer e perder peso ao mesmo tempo?

Sim. Pessoas que sofrem de sobrepeso ou obesidade perdem peso e emagrecem quando fazem tratamentos de reeducação alimentar aliados à prática de exercícios físicos.

Essa redução casada se dá nesses casos por conta do excesso de gordura presente no organismo. Quanto maior for o índice de massa corporal (IMC), mais perda de peso e emagrecimento acontecem simultaneamente com a readequação da dieta e a prática de exercícios, principalmente os aeróbicos.

Apenas exercícios aeróbicos ajudam nesse processo?

Na verdade não. Os exercícios aeróbicos aumentam a oxigenação do sangue, o que faz com que o organismo queime mais calorias. Porém, os exercícios de fortalecimento e aumento de massa muscular são responsáveis por transformar a gordura presente no corpo em densidade muscular.

Portanto, quem pretende emagrecer além de diminuir os números na balança deve combinar uma alimentação mais regrada, rica principalmente em fibras e proteínas, com a prática de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular para a obtenção de melhores resultados.

Voltar para Home Ver todos