Saúde ao seu Alcance


Conheça os diferentes tipos de otite

Postado dia 21/09/2018

Otite é o nome dado a qualquer inflamação do ouvido que pode ter causas bacterianas, virais ou por fungos. Ela pode atingir três áreas diferentes do canal auricular e seus principais sintomas são: dor, febre e diminuição da audição. Abaixo temos diferentes tipos de otite e como tratá-los:

Otite média

A forma mais conhecida é a otite média. Ela costuma acontecer mais em bebês e crianças, mas adultos também são susceptíveis. A otite média surge normalmente após gripes e resfriados ou em crises de sinusite. Nesse caso, há uma inflamação na tuba auditiva ou no tímpano. Tempos frios ou chuvosos são os mais propensos a desencadear esse tipo de contaminação.

A depender da causa da infecção (se bacteriana ou viral), a condição pode ser tratada com o uso de medicamentos tópicos ou comprimidos. O diagnóstico deve ser feito por um médico e não é recomendado o tratamento por conta própria. Compressas quentes e repouso são as formas mais comuns de aliviar os sintomas, e essas sim podem ser feitas sem o acompanhamento profissional.

Otite externa

A otite externa é mais comum no verão e ocorre principalmente por conta de água que entrou no ouvido e não saiu. Nesse caso, a inflamação ocorre na porção externa do ouvido, como o pavilhão auricular ou o meato acústico externo. A forma de detectar esse tipo de otite é a sensação de ter água no ouvido e o abafamento de sons.

É importante que o paciente não tente resolver o problema com o uso de cotonetes ou outros objetos que podem perfurar o tímpano e causar um estrago ainda maior. A melhor forma de eliminar os sintomas nesse caso é deitar de lado e aguardar que o líquido encontre a saída natural. Caso a condição persista, o médico pode recomendar o uso de protetores auriculares específicos de acordo com a anatomia do paciente.

Otite interna

A otite interna atinge os canais internos do ouvido (cóclea e canais semicirculares), que são responsáveis pelo equilíbrio. Qualquer inflamação nessa região pode causar vertigem, tontura e outros sinais comuns da labirintite. Por ser considerada outro tipo de doença, requer acompanhamento médico para que seja tratada.

Esse tipo de otite pode ocorrer como consequência de uma otite média mal-curada. Há também outros fatores que podem desencadear a otite interna, como tumores, doenças neurológicas e propensão genética. Para identificar esse tipo de otite, é comum que o paciente sinta vertigens frequentes e um zumbido no ouvido.

Quando adequadamente tratada, a otite interna pode eliminar todos os sintomas em até três semanas, de forma que o paciente poderá voltar a ter uma vida normal. Em casos crônicos é recomendado que o paciente evite andar sozinho, dirigir e operar maquinário pesado.    

Voltar para Home Ver todos