Saúde ao seu Alcance


Como prevenir a anemia?

Postado dia 06/08/2018

A anemia é uma condição bastante comum, caracterizada pela deficiência de hemoglobinas saudáveis no sangue. Em outras palavras, os níveis e estruturas dos glóbulos vermelhos estão comprometidos na corrente sanguínea de pacientes acometidos pela doença. Suas causas podem ser simples, como a deficiência de alguns nutrientes na alimentação, ou complexas, como alterações na medula óssea ou doenças.

Normalmente, crianças e mulheres estão mais propensas a ter anemia do que homens. No geral, o tratamento para a anemia é simples: algumas alterações na alimentação e suplementação de vitaminas já dão conta de sanar boa parte dos casos. Porém, quando não tratada, a anemia pode causar diversos problemas, como a taquicardia, a hiperpneia (respiração acelerada ou ofegante) e aceleração do fluxo sanguíneo.

Os sintomas da anemia por muitas vezes podem passar despercebidos. Mas é importante procurar um médico caso você apresente três ou mais deles: falta de apetite, apatia, câimbras, dores no peito, fadiga generalizada, falta de ar, hipertensão, indisposição, taquicardia, palidez de pele e das mucosas.

 

Confira abaixo algumas dicas para prevenir e tratar a anemia:

1 - Invista em ferro e vitaminas dos complexos A, B e C.

Alimentos ricos em ferro, a vitamina A, a vitamina B, em especial a B12, e a vitamina C ajudam a equilibrar e estruturar as células vermelhas do sangue. Carnes vermelhas são ricas em vitaminas A e B, assim como miúdos (fígado, rins e coração, por exemplo). Já os mariscos crus, as leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico, e as folhas verde-escuras como couve, agrião e taioba são excelentes fontes de ferro. Procure manter esses alimentos sempre presentes em sua alimentação.

2 - Atenção ao intestino.

Se o seu intestino não funciona adequadamente, esse pode ser um sinal de alerta. As alterações na frequência das evacuações e na estrutura das fezes podem indicar a má absorção de nutrientes. O equilíbrio da flora intestinal pode ser alterado por diversas razões: má alimentação, doenças, uso de medicamentos e afins. Caso note alguma mudança em sua rotina intestinal, consulte seu médico.

3 - Fique de olho nas fases do ciclo menstrual.

As mulheres estão mais propensas a apresentar sinais de anemia no período menstrual. O sangramento ajuda a diminuir a hemoglobina, mas isso deve se normalizar com os dias se a mulher tiver uma rotina alimentar regrada. O mesmo pode acontecer com gestantes e lactantes. Nesses casos, porém, a deficiência nas células vermelhas do sangue acontece por falta de ácido fólico. Uma forma de tratar essa deficiência é aumentar o consumo de vegetais escuros e legumes como brócolis e quiabo.

4 - Converse com seu médico.

Pode acontecer do quadro de anemia não ser completamente revertido apenas com mudanças na alimentação. Por isso é importante estar em dia com as visitas ao médico. Medicamentos e suplementos vitamínicos mais adequados ao caso podem ser prescritos pelo profissional de saúde.

 

Voltar para Home Ver todos