Saúde ao seu Alcance


O que é uma alergia ao leite?

Postado dia 25/05/2018

A alergia ao leite é uma condição na qual o leite e os produtos lácteos desencadeiam uma resposta inadequada do sistema imunológico.

Quando o leite é consumido, o sistema imunológico do corpo vê proteínas no leite como invasores perigosos e responde liberando substâncias para atacar estes invasores chamados anticorpos contendo a imunoglobulina E (IgE). Esses anticorpos desencadeiam a liberação de outros produtos químicos, como a histamina por exemplo. Essa reação exagerada do sistema imunológico leva a uma série de sintomas, variando de desconfortável a risco de vida.

Cerca de 80% das proteínas presentes no leite são encontradas na coalhada - a substância que forma pedaços duros no leite azedo - e os 20% restantes na parte aquosa do leite chamada soro de leite. Algumas pessoas podem desenvolver alergia ao leite quando o anticorpo da imunoglobulina E (IgE) não está envolvido e onde os sintomas se desenvolvem mais lentamente, chamado alergia ao leite não mediada por IgE.

Quão comum é a alergia ao leite?

A alergia ao leite de vaca é bastante comum em crianças pequenas, afetando cerca de 1 em cada 50 crianças. É muito menos comum em adultos, com até 1 em 200 com a condição. Uma alergia ao leite não deve ser confundida com a intolerância à lactose, que é uma intolerância alimentar e não uma alergia alimentar. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o açúcar contido no leite, que é chamado de lactose.

Quais são os sintomas da alergia ao leite?

Os sintomas podem afetar qualquer uma das três áreas diferentes do corpo. Esses são:

A pele: pele com manchas vermelhas, comichão, inchaço da face e ao redor da boca.

Trato gastrointestinal: sensação de “estreitamento” na garganta, dor e cólicas abdominais, náuseas, vômitos e diarreia.

Trato respiratório: chiado, tosse ou falta de ar, um peito apertado, uma voz rouca, espirros, corrimento nasal, congestão nasal.

Algumas pessoas podem ter uma reação muito extrema chamada de anafilaxia. Essa reação alérgica grave causa inchaço das vias aéreas que levam aos pulmões, resultando em uma incapacidade de respirar. Isso pode ser acompanhado por uma queda na pressão arterial com o risco de inconsciência. A anafilaxia é uma emergência médica que requer tratamento urgente.

Como a alergia ao leite é diagnosticada?

Seu médico irá fazer algumas perguntas sobre os seus sintomas, como por quanto tempo eles levaram para se desenvolver após consumir produtos lácteos, quanto tempo duraram e quão severos eles eram.

Você também pode ser questionado se existe uma história familiar de alergias. Se houver suspeita de uma alergia envolvida, será encaminhado para testes específicos.

Nos casos em que os sintomas começaram rapidamente, um teste de picada na pele pode determinar se o leite era responsável. Uma pequena agulha é empurrada através de uma gota de leite e para dentro da pele. Se a área ficar inchada, vermelha e irritada, é provável que as proteínas do leite sejam a causa da alergia.

Voltar para Home Ver todos