Saúde ao seu Alcance


6 formas de prevenir a perda de cálcio

Postado dia 17/09/2018

O cálcio é um mineral que atua nos sistemas ósseo, muscular e nervoso, e previne doenças como a osteoporose, raquitismo e espasmos musculares ou nervosos. Embora seja importante em todas as fases da vida, o cálcio é firmemente recomendado para crianças, adolescentes e idosos, por serem os que mais sofrem com a perda ou falta da enzima. Abaixo listamos algumas formas de prevenir a perda de cálcio:

1 - Leite e seus derivados.

A fonte mais conhecida de cálcio que temos é o leite. Os derivados como iogurtes e queijos também apresentam o mineral em graus diferentes. É recomendado que se consuma um desses laticínios pelo menos uma vez ao dia, para que ele tenha ação fortalecedora de cálcio.

2 - Vegetais verde-escuros.

Mostarda, espinafre, escarola, rúcula e brócolis são alguns exemplos dessa classe. Abuse deles.

3 - Exposição ao sol.

A vitamina D tem uma ação fixadora para o cálcio, portanto é imprescindível a exposição ao sol por pelo menos 15 minutos todos os dias, para que ela tenha um efeito satisfatório.

4 - Coma sardinha e outros frutos do mar.

São ricos em ômega 3 e cálcio. Mas prefira o alimento fresco ao invés do enlatado.

5 - Pratique exercícios físicos.

A prática de exercícios físicos também auxilia na absorção do nutriente e fortalece a musculatura e articulações.

6 - Evite hábitos nocivos.

Ingerir muitas frituras, fumar, tomar refrigerantes e café em excesso podem prejudicar a absorção de cálcio pelo seu organismo e estão na lista de hábitos que fazem mal à saúde em geral.

Voltar para Home Ver todos