Saúde ao seu Alcance


6 alimentos que sabotam a dieta

Postado dia 16/07/2018

Todo mundo que já fez dieta alguma vez na vida recebeu recomendações para substituir alguns alimentos por versões menos calóricas, como por exemplo, a troca do presunto pelo peito de peru defumado. Mas será que esses alimentos são mesmo mais saudáveis? Confira abaixo alguns ingredientes que podem estar sabotando a sua dieta.

 

1 - Gelatina

Embora muitos nutricionistas indiquem a substituição da sobremesa por uma gostosa gelatina, deve saber que o doce é rico em açúcares e corantes, além de outros componentes químicos. As versões diets são ainda piores: o excesso de aspartame e outros adoçantes artificiais podem aumentar os níveis de sódio do produto.

 

2 - Biscoito água e sal

Muita gente prefere substituir o pãozinho de cada dia por uma quantidade de biscoitos tipo cream cracker ou água e sal. Essa substituição é pouco vantajosa, uma vez que esses produtos são ricos em gorduras e conservantes. Dê preferência ao pão caseiro ou pão de padaria, que são mais saudáveis por serem menos processados.

 

3 - Pão de forma integral

Assim como os biscoitos, o pão de forma integral que compramos nos supermercados é repleto de conservantes, para que ele se mantenha fresco e macio por mais tempo. De forma geral, o ideal é reduzir ao máximo o consumo de produtos ultraprocessados, caso o seu objetivo seja perder alguns quilinhos, ou mesmo só para manter uma vida mais saudável.

 

4 - Adoçantes artificiais

A mudança de hábitos de consumo fez que com as pessoas substituíssem o aspartame, adoçante artificial bastante comum nas décadas de 1980 e 1990, por sucralose. Um estudo encomendado pelo Instituto Nacional dos EUA (National Institutes of Health) aponta que o uso do adoçante artificial como uma das principais causas do aumento de glicemia no sangue.

 

5 - Sucos na caixinha

Quem nunca substituiu o refrigerante pelo suco na caixinha que atire a primeira pedra! O produto, porém, é composto em sua maioria de açúcar, conservantes e apenas 5 a 10% de extrato de fruta fresca. Na dúvida, sempre faça sucos com a fruta fresca. Além de mais saudável é mais gostoso.

 

6 - Peito de peru

Sim, conforme dito no começo do texto, o peito de peru é um dos grandes vilões das dietas. O processo de produção dele inclui o uso de diversos nitratos, que são substâncias cancerígenas, além do uso excessivo de sódio, que pode causar problemas como hipertensão arterial e retenção de líquidos. Na dúvida, evite.

Voltar para Home Ver todos