Saúde ao seu Alcance


Conheça 5 dicas para dormir melhor

Postado dia 21/06/2018

Preocupações, doenças, estresse e má alimentação são alguns dos fatores que podem causar insônia. Os distúrbios de sono que dificultam o adormecimento, assim como a continuidade do sono afetam entre 10 e 30% dos adultos e faz com que o momento que deveria ser de descanso acabe virando mais um problema na vida de muitas pessoas.

Para evitar o uso de medicamentos que estimulam o sono, alguns hábitos podem ser adotados. Confira abaixo:

1 – Tenha horário para deitar e para levantar.

As pessoas normalmente programam seus despertadores para tocar um determinado horário, mas não têm disciplina com a hora de ir para a cama. Esse é um dos principais erros: ir dormir em horários diferentes todos os dias desregula o organismo e faz com que seja mais difícil ter um sono de qualidade. Procure se deitar todos os dias mais ou menos no mesmo horário e perceba como seu corpo reage a isso. Com o passar dos dias você vai se sentir mais descansado.

2 – Troque as telas por livros e música.

Televisão, smartphones, tablets e e-readers possuem uma luz azulada que atrapalha o sono. Ao invés de ficar até tarde checando as notificações nas redes sociais, procure ler livros ou revistas físicos. Outra boa dica é criar uma lista de músicas suaves, se possível apenas instrumentais, que promovem o relaxamento da mente. Após alguns dias fazendo esse exercício o seu cérebro se condiciona a relaxar e adormecer quando essa rotina for iniciada.

3 – Diminua a temperatura do seu quarto.

Temperaturas entre 15°C e 21°C são ideais para estimular o sono, por serem mais baixas que a temperatura do corpo.

4 – Tome um banho quente.

Os banhos quentes ajudam a relaxar os músculos e, consequentemente, o corpo como um todo. Se você tiver uma rotina de sono que inclua passar cremes pelo corpo e nos pés, o seu cérebro entende que esse é o momento de começar a desligar e adormecer.

5 – Faça sexo.

Muitos profissionais indicam que a cama deve ser reservada exclusivamente para duas atividades: fazer sexo e dormir. Então, se você está com dificuldades de adormecer, fazer sexo pode ser uma boa dica. O orgasmo libera a ocitocina, hormônio comumente ligado ao amor e ao relaxamento. Além de ajudar a adormecer melhor, ter uma noite de prazer, também ajuda a ter um despertar mais feliz.

Tem mais alguma dica que não mencionamos? Conte nos comentários!

Voltar para Home Ver todos